segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LANÇAMENTO - LIVRO - Na Pele de Jó

Por: Simone de Carvalho

Uma gestação aparentemente tranquila e a expectativa da chegada do segundo filho muito esperado. Pais que tiveram o diagóstico assim que casaram que não teriam filhos... Era na verdade, um milagre. Mas, em um piscar de olhos, um diagnóstico terrível que mudariam suas vidas para sempre. A autora Simone de Carvalho transformou o seu diário pessoal de um ano em um livro cheio de emoções, dor, sofrimento e esperança. Uma leitura que certamente irá mudar a sua maneira de enxergar e compreender como a maternidade é sublime.



Simone é a fundadora da AMS Brasil


Adquira o seu: COMPRE AQUI

Semana Estadual do Bebê - 20 a 27 de novembro de 2011































Confira a programação: Click aqui

sábado, 22 de outubro de 2011

A Higiene do Bebê

por Enf.ª Maylu Souza
colunista do Pediatria Brasil e autora do Enf.ª Maylu Souza

A troca das fraldas

A Higiene do BebêA troca das fraldas é feita em média oito vezes por dia. Utilize algodão umedecido com água morna e limpe de cima (no sentido da região genital) para baixo. Dessa forma evita-se a contaminação de resíduos das fezes nas genitais do bebê. Use um algodão cada vez que passar na pele da criança. Seque toda região antes de colocar a fralda.

O talco deve ser evitado, pois pode ser aspirado pelo bebê. Use sempre produtos de higiene específicos para bebês.

O banho

Na hora do banho a mãe deve ter o cuidado de deixar todos os itens necessários próximos a banheira: toalha, fralda, roupinha, os produtos de higiene que serão utilizados e alguns brinquedos adequados, para que a criança possa associar o banho como uma experiência positiva. Lembre-se de retirar anéis e pulseiras que possam atrapalhar ou até machucar o bebê!

O ambiente precisa ser tranquilo e as portas ou janelas devem estar fechadas para evitar correntes de ar. Teste a temperatura antes de por o bebê na banheira: a temperatura ideal é entre 36ºC e 37ºC, pois esta é a mesma do corpo humano. A medida da água na banheira deve ser em torno de 15 cm (na medida do umbigo do bebê).

O melhor horário para o banho é entre 11h e 15h (são os horários mais quentes do dia), mas também pode ser realizado antes do bebê dormir. O banho não precisa ser demorado. O ideal é que dure cerca de 15 minutos.

Os olhos e as orelhas devem ser higienizados no momento do banho. Para os olhos use algodão umedecido com água morna ou com soro fisiológico. Use uma bolinha de algodão para cada olho, deslizando suavemente pela pálpebra e no canto do olho. Em caso de secreção, pode-se utilizar uma gaze umedecida. As orelhas são higienizadas apenas externamente. Cotonetes só podem ser usados na dobras da orelha do bebê, nunca no ouvido.

A higiene oral e nasal

A higiene oral pode ser feita com uma dedeira, gaze ou fralda umedecida com água filtrada. Deslize suavemente para limpar as gengivas, bochechas do bebê e a língua, em média duas vezes por dia ou sempre que necessário.

As narinas podem ser higienizadas superficialmente e de forma delicada com cotonete ou gaze umedecida com soro fisiológico.

O corte das unhas

O corte das unhas do recém-nascido deve ser realizado com uma tesoura específica, de ponta arredondada. Também é possível lixar as unhas do bebê delicadamente de baixo pra cima. O ideal é que o corte seja realizado enquanto o bebê dorme.

A pele do bebê

Na maioria dos recém-nascidos ocorre uma descamação fisiológica no corpo do bebê durante as primeiras semanas de vida fora do útero materno. Por se tratar de um processo natural, não necessita de tratamento, pois em poucos dias desaparece. Caso persista a descamação consulte o pediatra para avaliar o seu bebê.

Última atualização: 30/08/2011.

Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br/2011/08/higiene-do-bebe.html

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Campanha Doação de Leite Humano

Já está em vinculação a nova Campanha de Doação de Leite Materno protagonizada pela apresentadora Luciana Gimenez e seu filho Lorenzo .

“O leite materno é importante para todos os bebês. Só que alguns não podem ser amamentados pela própria mãe. Mas você pode ajudar doando leite materno. Faça como eu: seja uma doadora.” Luciana Gimenez

Vídeo






Cartaz






















Folder






























Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=137&pagina=dspDetalheCampanha&co_seq_campanha=4504

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MAMAÇO em Porto Alegre!


MAMAÇO em Porto Alegre!

Porque amamentar é beleza pura.

Dia do Bebê na Redenção.

Mães gaúchas, vamos nos reunir no dia 27 de Novembro de 2011 das 8:30 ás 13:30 no Espelho D'água da Redenção, para um Ato Pró Amamentação.

Informações: www.amamentacaobonecasemamas.blogspot.com

NESSE DIA VAMOS ARRECADAR POTES DE VIDRO COM TAMPA PLÁSTICA PARA DOAR AO BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL FÊMINA DE PORTO ALEGRE!


Dicas











Click aqui


















Click aqui.










Fonte: http://www.pim.saude.rs.gov.br/a_PIM/php/index.php

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ENAM 2012 - XII ENCONTRO NACIONAL de ALEITAMENTO MATERNO



A Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar
IBFAN Brasil - realiza desde 1990 o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM).
O ENAM é um dos maiores eventos relacionados com a Amamentação, apresenta palestras, oficinas, seminários, cursos. Um evento completo e 100% em defesa do direito de Amamentar.
O proximo Encontro Nacional de Aleitamento Materno já tem data e local.
Será nos dia 21 a 23 de Agosto
de 2012 na cidade de Fortaleza - Ceará - BRASIL. Dia 19 e 20 de agosto haverá os cusros pré-encontro!!


A Flor do Sul participa do Enam desde 2006 quando o evento foi realizado na capital dos gaúchos. Oferecendo cursos e expondo nossos materiais educativos.







Mais informações:www.aleitamento.com