terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana da Alimentação 2010



Foi comemorado nesse domingo no parque da Redenção a Semana da Alimentação.
A Flor do Sul participou do estande do Banco de Leite do Hospital Fêmina de Porto Alegre.

Este ano, a Emater/RS-Ascar foi a coordenadora geral da Semana da Alimentação RS, que ocorreu entre os dias 11 e 17 de outubro, em todo o Estado. Foram mais de 300 seminários, audiências públicas, palestras, apresentações, debates, cursos, oficinas, que estão sendo organizados para celebrar a Semana Mundial da Alimentação 2010, que teve como tema estabelecido pela FAO “Unidos contra a fome”.

A Semana Mundial de Alimentação no Rio Grande do Sul tem como objetivo mobilizar entidades civis e governamentais, congregando mais de 150 entidades e cerca de 20 mil pessoas, com um público formado por docentes, estudantes, profissionais da área, lideranças comunitárias, pessoas e entidades interessadas nos princípios e diretrizes da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

A celebração constituiu um amplo programa que abrigou tanto a temática estabelecida pela FAO, quanto os encaminhamentos de políticas públicas e à formação de massa crítica a respeito da melhoria de qualidade de vida da população em termos de alimentação e nutrição.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, momento em que os países se mobilizam para refletir sobre a fome no mundo. A celebração é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), fundada no mesmo dia do ano de 1945. Desde 1981, entidades civis e governamentais que, reconhecendo a importância das temáticas Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança e Soberania Alimentar Sustentável, têm-se reunido para celebrar a data.

A Emater/RS–Ascar, em conjunto com o Consea-RS, o Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania, o Fesans/RS, a Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social (SJDS) e o Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN2), foi promotora da Semana da Alimentação do RS.

Praça
Neste dia 17, domingo, das 10 às 17 horas, no parque Farroupilha, em Porto Alegre, foi realizada a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Foram realizadas inúmeras atividades organizadas por 20 entidades. No local, houve feira de artesanato e de produtos alimentícios, orientação sobre segurança alimentar, ações sócio-educativas para todas as idades, banca com produtos da Oficina Terapêutica, exposição de diferentes tipos de trigos, além da distribuição de folders das instituições e orientação nutricional.

Um comentário :

  1. IDCOR - Instituto Doutores de Coração2 de novembro de 2010 às 11:41

    Bonito o trabalho de vocês de conscientização das mulheres, por intermédio da arte, da importância da amamentação.
    Parabéns a toda equipe.

    Ana Porto
    Gestora
    IDCOR-Instituto Doutores de Coração
    www.doutoresdecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir