quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MS + UNICEF = GUIA dos DIREITOS da GESTANTE e do BEBÊ: baixe aqui

UNICEF e Ministério da Saúde lançam Guia dos Direitos da Gestante do Bebê
O UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Ministério da Saúde lançaram no dia primeiro de agosto o

Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê,

desenvolvido em parceria pelas duas organizações para fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos. O lançamento ocorreu durante a abertura nacional da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2011), uma iniciativa internacional da Rede WABA.

O Guia apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente. Ele será um instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para as comunidades.

O objetivo é contribuir para que a sociedade conheça e saiba como exigir esses direitos, fortalecendo o controle social e, assim, garantindo que os direitos assegurados em lei e transformados em políticas públicas sejam cumpridos.

“É corajosa e inovadora a postura do Ministério de Saúde de participar dessa proposta baseada numa perspectiva de direitos. Por meio dessa iniciativa, o governo fortalece o controle social e a capacidade dos cidadãos de cobrar políticas públicas mais universais e efetivas”, disse a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Segundo ela, essa é uma iniciativa que pode gerar um ciclo muito positivo: ao ter fortalecida sua capacidade de exigir seus direitos, os cidadãos podem apontar o que está ou não funcionando, ajudando o governo a melhorar os serviços oferecidos, o que pode gerar mudanças positivas no sistema de saúde.

O UNICEF tem desenvolvido materiais similares para fortalecimento das competências familiares adotando o mesmo conceito de “ação em rede” para disseminação das informações. O Guia, no entanto, complementa essas ações ao levar para as famílias informações sobre como exigir seus direitos assegurados pelo marco legal e normativo brasileiro.

Baixe aqui (Dê um download) no aleitamento.com o Guia completo em pdf.


Arquivos para download:
Donwload 1




Autor: Marcus Renato de Carvalho - Biblioteca da Universidade de Pais
Data: 10/8/2011
Fonte: http://www.aleitamento.com.br/a_artigos.asp?id=7&id_artigo=2549&id_subcategoria=13

Nenhum comentário :

Postar um comentário