por Enf.ª Maylu Souza
colunista do Pediatria Brasil e autora do Enf.ª Maylu Souza
A troca das fraldas
A troca das fraldas é feita em média oito vezes por dia. Utilize algodão umedecido com água morna e limpe de cima (no sentido da região genital) para baixo. Dessa forma evita-se a contaminação de resíduos das fezes nas genitais do bebê. Use um algodão cada vez que passar na pele da criança. Seque toda região antes de colocar a fralda.
O talco deve ser evitado, pois pode ser aspirado pelo bebê. Use sempre produtos de higiene específicos para bebês.
O banho
Na hora do banho a mãe deve ter o cuidado de deixar todos os itens necessários próximos a banheira: toalha, fralda, roupinha, os produtos de higiene que serão utilizados e alguns brinquedos adequados, para que a criança possa associar o banho como uma experiência positiva. Lembre-se de retirar anéis e pulseiras que possam atrapalhar ou até machucar o bebê!
O ambiente precisa ser tranquilo e as portas ou janelas devem estar fechadas para evitar correntes de ar. Teste a temperatura antes de por o bebê na banheira: a temperatura ideal é entre 36ºC e 37ºC, pois esta é a mesma do corpo humano. A medida da água na banheira deve ser em torno de 15 cm (na medida do umbigo do bebê).
O melhor horário para o banho é entre 11h e 15h (são os horários mais quentes do dia), mas também pode ser realizado antes do bebê dormir. O banho não precisa ser demorado. O ideal é que dure cerca de 15 minutos.
Os olhos e as orelhas devem ser higienizados no momento do banho. Para os olhos use algodão umedecido com água morna ou com soro fisiológico. Use uma bolinha de algodão para cada olho, deslizando suavemente pela pálpebra e no canto do olho. Em caso de secreção, pode-se utilizar uma gaze umedecida. As orelhas são higienizadas apenas externamente. Cotonetes só podem ser usados na dobras da orelha do bebê, nunca no ouvido.
A higiene oral e nasal
A higiene oral pode ser feita com uma dedeira, gaze ou fralda umedecida com água filtrada. Deslize suavemente para limpar as gengivas, bochechas do bebê e a língua, em média duas vezes por dia ou sempre que necessário.
As narinas podem ser higienizadas superficialmente e de forma delicada com cotonete ou gaze umedecida com soro fisiológico.
O corte das unhas
O corte das unhas do recém-nascido deve ser realizado com uma tesoura específica, de ponta arredondada. Também é possível lixar as unhas do bebê delicadamente de baixo pra cima. O ideal é que o corte seja realizado enquanto o bebê dorme.
A pele do bebê
Na maioria dos recém-nascidos ocorre uma descamação fisiológica no corpo do bebê durante as primeiras semanas de vida fora do útero materno. Por se tratar de um processo natural, não necessita de tratamento, pois em poucos dias desaparece. Caso persista a descamação consulte o pediatra para avaliar o seu bebê.
Última atualização: 30/08/2011.
Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br/2011/08/higiene-do-bebe.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário