terça-feira, 31 de maio de 2011

O leite materno é o único alimento de que o bebê precisa durante os seis primeiros meses de vida. Nenhum outro alimento, nem mesmo água, é necessário

Ilustração de amamentação
© UNICEF/BRZ/Gian Calvi

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. Leite de outros animais, fórmulas, leite em pó, chás, bebidas com açúcar, água e cereais são inferiores ao leite materno.

O leite materno é de fácil digestão para o bebê. Também é responsável por promover um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças.

Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias durante os primeiros seis meses. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarréia ou outra doença.

Os substitutos do leite materno que possuem uma composição nutricional equivalente são caros. Por exemplo, para alimentar um bebê durante um ano, são necessários 40 kg (aproximadamente 80 latas) de leite em pó. Os agentes de saúde devem informar o custo gerado por tal medida a todas as mães que estejam considerando o uso de substitutos.

Se a pesagem freqüente mostrar que um bebê alimentado exclusivamente com leite materno não está se desenvolvendo, então:

  • a criança pode estar precisando ser amamentada com maior freqüência. Pelo menos 12 mamadas por um período de 24 horas podem ser necessárias. O bebê deve mamar por pelo menos 15 minutos.
  • o bebê pode precisar de ajuda para colocar o peito de forma adequada na boca.
  • o bebê pode estar doente e precisar de cuidados médicos.
  • a ingestão de água ou outro líquido pode estar diminuindo a quantidade de leite que está tomando. A mãe não deve oferecer outro líquido, a não ser o leite materno.

Qualquer criança com mais de seis meses precisa de outros alimentos e líquidos. O aleitamento deve continuar até que a criança complete dois anos ou mais.

Fonte:http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10004.htm

Um comentário :

  1. Oie, tudo bem?! Conheci vocês através da Júlia e da Simone de Carvalho!
    Muito bacana esse texto, posso compartilhar?
    Beijocas,
    Aretusa, mamáe da Doce Sophia

    ResponderExcluir